Fala, gestor! Vamos falar de um tema vital para o sucesso da sua empresa e como essa prática pode impulsionar o seu crescimento no mercado farmacêutico. Como gestor de farmácias e consultor em em negócios em constante expansão, posso te garantir que ele é um dos pilares fundamentais para alcançar resultados sólidos e sustentáveis. Com ele é possível resolver os maiores problemas do gestor de compras de farmácias. Por isso vamos lá falar da importância do planejamento de compras, simbora!
Por que o planejamento de compras é tão importante?
É muito mais do que simplesmente adquirir produtos para a farmácia, e antes que pense que é muito complicado te digo que não é, ele pode e dever ser simples, quanto mais definido e organizado mais fácil será aplicá-lo e mantê-lo funcionando mesmo quando você não estiver presente em sua empresa. Vou citar 5 benefícios que ressaltam a importância do planejamento de compras, como:
1. Redução de custos e aumento do lucro:
Ao planejar as compras com antecedência, é possível negociar melhores preços, obter descontos por volume e evitar compras de última hora, que geralmente são mais caras e levam embora boa parte do seu lucro, como por exemplo aqueles “pacotes com pegadinha” onde tem itens com bom preço e outros itens mais caros que o comum, no final não há economia real para farmácia.
2. Estoque adequado e menos erros:
Com um planejamento bem estruturado, sua farmácia poderá manter o estoque em níveis adequados, evitando a falta (ruptura de estoque) ou o exagero (excesso de produtos), pois isso tem impacto negativo nas suas finanças e na satisfação dos seus clientes.
3. Gestão de fornecedores:
O planejamento de compras permite uma análise mais criteriosa dos fornecedores, possibilitando identificar parceiros mais confiáveis e com melhores condições de negociação. Sem planejamento você irá comprar com o primeiro que aparece e terá dificuldade de criar parcerias de longo prazo.
4. Agenda de compras eficiente:
Com um planejamento eficiente, as compras podem ser programadas de forma a coincidir com a demanda da empresa, otimizando a produção e possibilitando a você delegar com mais segurança as suas compras, com uma agenda de compras organizada você pode viajar ou se ausentar da farmácia por qualquer motivo e ainda assim manter a consistência nas compras.
5. Estar preparado para aproveitar oportunidades:
Planejar as compras permite que sua empresa esteja preparada para aproveitar oportunidades de mercado, como descontos sazonais, promoções especiais podendo assim o comprador diminuir mais ainda seus custos.
Primeiras etapas do planejamento de compras
Antes da parte prática quero te dizer que tudo está aqui escrito é com base na minha experiência como gestor de compras de farmácias, você pode concordar, discordar ou acrescentar algo, fique a vontade, o campo de comentários está aberto justamente para isso, eu espero que esse conteúdo te ajude como também tem ajudado em minha jornada de crescimento. Então vamos as etapas:
1. Análise da demanda:
Entender a demanda da sua farmácia é o ponto de partida para o planejamento de compras. E para isso você precisa analisar o históricos das vendas, tendências do setor e as expectativas futuras para estimar a quantidade necessária de produtos, utilize um sistema que lhe entrega esses dados de maneira simples, nós compradores de empresa precisamos a qualquer momento checar dados de vendas, curva ABC, estoque regulador (estoque mínimo, estoque máximo).
2. Estudo de fornecedores:
Pesquise e avalie os fornecedores disponíveis no mercado. Leve em conta critérios como variedade, preço, prazo de entrega, reputação e condições de pagamento. A diversificação de fornecedores pode ser a nossa salvação em diversos momentos, mas ter fornecedores em exagero por te fazer nunca criar relacionamento, por isso tenha várias opções, mas compre de quem é de fato seu parceiro comercial.
3. Orçamento e metas:
Primeiro saiba quanto você pode comprar, um ótimo indicador é o seu CMV (Custo da Mercadoria Vendida). Defina um orçamento específico para cada grupo de produtos e estabeleça metas claras a serem alcançadas. Essas metas devem ter como objetivo redução de custos e otimização do estoque.
4. Negociação:
Etapa fundamental no processo de compras, e a cotação tem parte fundamental no processo de negociação. Além dos preços também esteja preparado para negociar prazos e condições de pagamento. Leia o nosso post sobre o assunto, pois essa habilidade de negociação pode impactar diretamente nos resultados alcançados.
5. Monitoramento e ajustes:
Acompanhe o desempenho do planejamento de compras, monitore o estoque e faça ajustes sempre que necessário. Esse é um dos motivos para se ter bons indicadores em mãos, pois o planejamento é um processo contínuo e dinâmico, deve ser reavaliado num prazo trimestral, em outros casos mensal e até semanal.
Conclusão
As compras são uma peça-chave para o sucesso empresarial. Entender a importância do planejamento de compras garante que a empresa esteja preparada para enfrentar desafios, aproveitar oportunidades leva a uma gestão eficiente dos recursos financeiros. Ao adotar uma abordagem estratégica nas compras, sua empresa estará mais bem posicionada para se destacar no mercado, conquistar um crescimento sólido e sustentável de maneira competitiva.
Vamos ter mais conteúdos sobre o assunto, mas espero que este já tenha sido útil para você. Conheça o Cote Simples.
Compartilhe suas experiências do dia a dia, dicas e perguntas nos comentários, pois juntos podemos aprender e crescer em conhecimento sobre esse tema.
Até o próximo post! 🫡
4 thoughts on “A Importância do Planejamento de Compras: Estratégias para o Mercado Farmacêutico”